Solidão cósmica

Ad Astra (Rumo às estrelas) é um filme sobre a solidão. A cósmica solidão humana. O personagem principal (interpretado por um compenetrado Brad Pitt) é convocado a procurar o pai, que há mais de duas décadas saíra numa missão encarregada de descobrir vida fora da Terra. Pensava-se que ele tivesse morrido, mas havia indícios de que isso não ocorrera, e o filho termina incumbido de apurar a verdade.

O filme associa dois valores estruturantes do nosso equilíbrio psicológico: a figura do pai e a visão de um

além (representada pela perspectiva de existir vida fora da Terra). A ausência de um deles (ou de ambos, como acontece ao protagonista) costuma intensificar o sentimento de solidão. O personagem se depara com um pai “perdido” e preso à culpa de ter malogrado em sua tentativa de encontrar extraterrestres.

Mas a mensagem do filme é positiva: se estamos sós, devemos procurar a salvação em nós mesmos. Não existe alternativa senão a compreensão e o amor. Essa verdade constitui um apelo ao entendimento e à compreensão, numa época em que parece vez maior a hostilização entre os povos. Ou nos entendemos, ou retornamos à barbárie exemplificada nos símios que invadem a nave onde estão Pitt e seus colegas. Aqueles macacos constituem uma grotesca alegoria do que poderemos ser no futuro. Está dado o aviso!

Publicado por Chico Viana

Chico Viana (Francisco José Gomes Correia) é professor aposentado da UFPB e doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em sua tese, publicada com o título de O evangelho da podridão; culpa e melancolia em Augusto dos Anjos, aborda a obra do paraibano com o apoio da psicanálise. Orientou cerca de 37 trabalhos acadêmicos, entre iniciação científica, mestrado e doutorado, e foi por dez anos pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Desde muito jovem começou a escrever nos jornais de João Pessoa, havendo mantido coluna semanal em A União e O Norte. Publicou cinco livros de crônicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: