Hospício Brasil (2)

Livros de Machado de Assis e outros grandes escritores brasileiros correm o risco de ser recolhidos das escolas estaduais de Rondônia. O motivo é que haveria nessas obras “conteúdos inadequados” a crianças e adolescentes. O argumento é vago e confuso. O que seriam esses conteúdos inadequados? Teriam a ver com a ausência de recomendação para que a garotada praticasse a abstinência sexual? Machado, Cony, Nelson Rodrigues e outros autores contidos na lista prefeririam, de fato, tratar com mais realismo os dilemas sexuais dos jovens de hoje.

Propostas como essa da Secretaria Estadual de Rondônia são uma deplorável amostra do baixo nível cultural de alguns dos nossos “mentores” educacionais. Enquanto por aqui se cogita de privar os jovens do contato com a obra de Machado, por exemplo, lá fora há quem o considere um gênio.

O “Bruxo” faz parte do cânone elaborado por um crítico do porte de Harold Bloom, que assim se refere a um dos títulos postos sob suspeita pela referida secretaria: “…Memórias Póstumas (…) não permite comparação com qualquer outro texto ficcional (…). O gênio da ironia propiciou-nos poucos exemplos à altura do escritor afro-brasileiro Machado de Assis, a meu ver, o maior literato negro surgido até o presente.”

Publicado por Chico Viana

Chico Viana (Francisco José Gomes Correia) é professor aposentado da UFPB e doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em sua tese, publicada com o título de O evangelho da podridão; culpa e melancolia em Augusto dos Anjos, aborda a obra do paraibano com o apoio da psicanálise. Orientou cerca de 37 trabalhos acadêmicos, entre iniciação científica, mestrado e doutorado, e foi por dez anos pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Desde muito jovem começou a escrever nos jornais de João Pessoa, havendo mantido coluna semanal em A União e O Norte. Publicou cinco livros de crônicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: