Esta foto foi tirada num almoço de adesão ao poeta e crítico Gilberto Mendonça Teles, que então comemorava 50 anos (nascera em 1931). Nela

Estamos eu e Denise, mestrandos da UFRJ; o amigo e escritor Virgílio Moretzsohn Moreira, hoje falecido; e o homenageado (à esquerda de nós).

Um detalhe curioso é que a esse almoço compareceu Carlos Drummond de Andrade, amigo de Gilberto, que escreveu um dos melhores livros sobre o artesanato do poeta (“Drummond, a estilística da repetição”. Mineiramente discreto, ele falava pouco; comportava-se mais como um atento observador do movimento.

Eu e Denise fomos apresentados por Virgílio ao autor de “José”, que, sabendo da nossa origem, fez comentários elogiosos à gestão de Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque no reitorado da UFPB.

Infelizmente não houve foto com o nosso maior poeta. Um pouco por falta de oportunidade, um pouco por constrangimento meu em lhe pedir isso. Consolo-me pensando que naquela época não havia a obsessão e a facilidade do registro fotográfico, com os celulares e suas selfies. É um consolo pífio; a falta de uma foto com ele em uma de minhas paredes bem que dói!

Publicado por Chico Viana

Chico Viana (Francisco José Gomes Correia) é professor aposentado da UFPB e doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em sua tese, publicada com o título de O evangelho da podridão; culpa e melancolia em Augusto dos Anjos, aborda a obra do paraibano com o apoio da psicanálise. Orientou cerca de 37 trabalhos acadêmicos, entre iniciação científica, mestrado e doutorado, e foi por dez anos pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Desde muito jovem começou a escrever nos jornais de João Pessoa, havendo mantido coluna semanal em A União e O Norte. Publicou cinco livros de crônicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: